segunda-feira, 26 de março de 2012

Sustentabilidade

POLITICA DE SUSTENTABILIDADE DA PETROBRAS Na Petrobras, a responsabilidade ambiental faz parte da nossa missão e está totalmente ligada ao negócio. Trabalhamos hoje para garantir o futuro sustentável das próximas gerações. Nosso foco é a ecoeficiência. Para nós, não basta produzir, refinar e distribuir petróleo dentro dos mais rigorosos padrões de segurança. Com a utilização racional de água e energia, e a menor geração possível de efluentes, resíduos e emissões em todas as nossas unidades, reduzimos o impacto no meio ambiente e reforçamos nosso compromisso com a busca da excelência em nossas operações. O Limite Máximo Admissível (LMA) para a geração de resíduos sólidos perigosos em nossos processos é outra ação prática de responsabilidade ambiental, além do monitoramento das emissões atmosféricas. De 2008 a 2015, nossa meta é evitar a emissão de 29,7 milhões de toneladas de CO2. Os Centros de Defesa Ambiental (CDAs) também fazem parte de nosso compromisso com a segurança ambiental, pois garantem máxima proteção às nossas unidades operacionais em caso de emergência. Localizados em pontos estratégicos de operação, os CDAs complementam os planos de contingência locais já existentes nos terminais, refinarias e demais unidades da Companhia. POLITICA DE SUSTENTABILIDADE DAS TINTAS SULVINIL Suvinil é a primeira marca de tintas no Brasil atestada para empreendimentos sustentáveis Desenvolver produtos com alta tecnologia e critérios de sustentabilidade é uma das premissas da Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF. Primeira marca de tintas no Brasil a ter produtos atestados para empreendimentos sustentáveis A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, é a primeira a ter produtos atestados de acordo com os critérios do LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), conceito criado pelo US Green Building Council (Conselho de Construções Verdes dos EUA). Para um produto ser atestado são observadas sua formulação, excelência da qualidade, incluindo aplicabilidade e durabilidade, o manual para sua utilização (disponibilizado na embalagem), e também os critérios de emissão de compostos orgânicos voláteis ao meio ambiente (VOCs), de maneira que não afetem o conforto e bem estar dos seus usuários, sempre observando o compromisso com a responsabilidade social e ambiental da empresa e a qualidade do produto. POLITICA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA COCA COLA O Sistema Coca-Cola Brasil reduziu em 1,5% o volume de água utilizado no processo fabricação de seus produtos no ano de 2010, Com isso, tornou ainda mais eficiente o seu índice de consumo do recurso hídrico, graças a ações como a captação da água da chuva para realimentação de lençóis freáticos e o replantio de árvores para recuperação de bacias hidrográficas. Segundo José Mauro de Moraes, diretor de Meio Ambiente da empresa, “a economia da água está no centro das nossas atenções.A água é um recurso natural e finito, para o qual devem ser pensadas soluções de uso racional, não só pela sustentabilidade dos negócios, mas pela garantia de qualidade de vida das comunidades e pela manutenção dos ecossistemas”. A plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, a Viva Positivamente, tem entre suas ações prioritárias. Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água restante do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza. A Coca-Cola Brasil dá o primeiro passo rumo à garrafa sustentável do futuro e torna-se pioneira no lançamento da PlantBottle na América Latina. Trata-se de uma embalagem revolucionária, feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal - 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de CO². “Essa é mais uma importante iniciativa de sustentabilidade que a Coca-Cola Brasil abraça. Na área da reciclagem, temos o programa ‘Reciclou, Ganhou’ desde 1996 e, com ele, colaboramos para que o Brasil seja um dos maiores recicladores de embalagens do mundo. Hoje, apoiamos mais de 130 cooperativas de catadores, que geram renda e resgatam a dignidade de milhares de pessoas”, completou Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil. Embalagens sustentáveis Ainda na área de embalagens, mais um importante passo da Coca-Cola Brasil foi a liderança do processo de aprovação do sistema bottle-to-bottle no Mercosul, que promete revolucionar o mercado brasileiro de reciclagem, uma vez que a resina PET de garrafas pós-consumo será utilizada para a produção de novas embalagens. O sistema bottle-to-bottle está em fase de testes no Brasil, já tendo sido aprovado pela Anvisa. POLITICA DE SUSTENTABILIDADE DO CEBRAC “Nosso foco principal é no desenvolvimento pessoal, que faz com que o aluno se prepare desde o comportamento pessoal, postura profissional, passando pelos conteúdos técnicos e específicos, bem como o aprendizado da informática que é aplicada como ferramenta essencial durante todo o curso. Assim nosso aluno vivenciará situações que terá de lidar no seu dia a dia.” Sendo assim, nosso objetivo baseia-se nos seguintes princípios: - Antecipar as necessidades do mercado; - Ter um forte compromisso com o aprendizado; - Criar um ambiente agradável e estimulante em nossas escolas; - Formar e treinar a melhor equipe de professores; - Garantir um atendimento com excelência; - Encantar sempre o nosso aluno, superando as suas expectativas.

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